Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 6 de fevereiro de 2016

    Classificação: 3,5/5 estrelas
    Título: Vida e Morte - Crepúsculo Reimaginado
    Editora: Intrínseca
    Autor: Stephenie Meyer
    Nº de páginas: 391
    Lançamento: 2015

    Tradução: Regiane Winarski e Ryta Vinagre










    Vida e Morte vai nos contar exatamente a mesma história que já conhecemos em Crepúsculo com os gêneros trocados. Bella Swan agora é Beauford Swan e Edward Cullen agora é Edythe Cullen.
    São as mesmas cenas, as mesmas passagens e a história caminha para o mesmo rumo. Porém a autora fez diversas alterações, principalmente nos diálogos. Mas não só nisso, várias passagens são diferentes. Os gêneros estão quase 100% trocados, com algumas exceções, como o pai e a mãe de Beau.

    A autora teve essa ideia (bastante diferente diga-se de passagem) devido as inúmeras críticas que recebeu sobre o livro original. Pois Bella parecia ser completamente dominada por Edward não tinha nem um pouco de controle sobre nada, era boba, ingênua e dependia de um homem ou seja era considerada uma "donzela em perigo". Meyer quis mostrar que na verdade se tratava de um "humano em perigo" e que a história também seria coerente se os papéis se invertessem.

    Vida e Morte pode ser um "bônus" em comemoração aos 10 anos da saga, porém tem quase 50 páginas a mais que o original e o desfecho é diferente. Eu gostei do final do livro, pois ela finaliza a história de modo que os personagens possam ficar juntos sem nenhum furo. Eu achei a mudança válida, apesar de dolorosa em certo aspecto. Parece que Beau estava pensando mais em sua própria felicidade. Mas tentemos olhar por um outro lado.

    Beau é como a Bella. Envergonhado, atrapalhado, sem auto-confiança e claro, com problemas de coordenação. Vive caindo, tropeçando e se machucando. Esse era um dos aspectos mais notáveis de Bella, e achei que foi válido não alterar. 
    Muitas pessoas criticaram, dizendo que não combinou devido ao personagem ser homem. Porém eu discordo. Homens também podem sentir vergonha e serem atrapalhados! 

    Um bom exemplo de que isso pode dar certo, são aqueles animes de comédia de que estamos acostumados. Sim, os desenhos japoneses, dos quais tanto falo aqui no blog. Bom exemplo disso, é Love Hina, Chobits, entre muitos outros animes amados pelos fãs e que tem como protagonista um cara envergonhado e atrapalhado. E a história da certo.
    Foi bom revisitar Forks e os Cullen e relembrar como os personagens se encontraram. Me trouxe uma boa sensação de nostalgia, e pra quem é fã da saga acho que vale muito a pena.

    Mas claro que existem diversos pontos negativos na história. Afinal, a história era narrada por uma mulher e agora é narrada por um homem. Algumas coisas de fato não ficaram plausíveis. 

    Uma cena que antes mesmo de chegar, eu fiquei pensando... como a autora vai fazer isso? Foi aquele momento em que Edward leva Bella para a floresta para mostrar o que acontece quando ele fica sob a luz do sol? pois bem. Ele a carrega nas costas. Como seria isso com gêneros invertidos? pois bem, a autora não alterou. Beau simplesmente sobre nas costas de Edythe e ela corre com ele. Infelizmente essa cena pra mim, não deu. Não ficou coerente. Independente de Edythe ser uma vampira, ter força sobrenatural e Beau ser um humano. Não consegui imaginar aquela cena de modo nenhum.

    Outro exemplo, é a Jules Black, a versão feminina de Jacob Black. Ela também monta carros e motos e se interessa pelo assunto de mecânica. Digamos que não é um assunto muito comum entre mulheres não é?

    Mais um ponto dentre vários outros que me desagradou foram os erros e mais erros de revisão. O livro é narrado por um homem, mas existem passagens em que deveriam estar escrito "fiquei pensativo" mas saiu "fiquei pensativa" ou "ela é incrível" e saiu "ele é incrível". Enfim são tantos erros desse tipo que teve momentos em que eu precisei voltar alguns parágrafos para ter certeza de quem estavam falando.

    Veja como ficou o nome de todos os personagens:

    – Isabella (Bella) Swan = Beaufort (Beau) Swan
    – Edward Cullen = Edythe Cullen
    – Jacob Black = Jules Black
    – Billie Black = Bonnie Black
    – Carlisle Cullen = Carine Cullen
    – Esme Cullen = Earnest Cullen
    – Emmett Cullen = Eleanor Cullen
    – Alice Cullen = Archie Cullen
    – Rosalie Hale = Royal Hale
    – Jasper Hale = Jessamine Hale
    – Jessica Stanley = Jeremy Stanley
    – Mike Newton = McKayla Newton
    – Angela Weber = Allen Weber
    – Lauren Mallory = Logan Mallory
    – Harry Clearwater = Holly Clearwater
    – Laurent = Lauren
    – Victoria = Victor
    – James = Joss


    Mesmo com tudo isso, o livro proporciona um tempo agradável de leitura e de relembrar a história que os fãs tanto gostam!

    0 comentários

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan