Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 3 de setembro de 2013



    The Mortal Instruments: City of Bones (Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos) é um filme de aventura e fantasia e a adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome da escritora norte-americana Cassandra Clare. Dirigido por Harald Zwart é estrelado por Lily CollinsJamie Campbell Bower e Jonathan Rhys Meyers. Seu lançamento ocorreu em 21 de agosto de 2013 nos Estados Unidos e 23 no Brasil.  





    Sinopse

    Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary Fray (Lily Collins) decide ir a uma boate em Nova York se divertir, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela.
    Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

    Lembrando que por ser uma crítica e comparação Livro x Filme, esse texto contém spoilers.

    Finalmente nesse domingo (01) fui assistir ao lançamento de "Cidade dos ossos".




    O enredo no contexto é fiel ao livro, porém o filme apesar de ser longo foi um pouco confuso. Principalmente para quem não leu o livro, eu fui com meu namorado que não leu o livro e se sentiu confuso em diversos momentos. Eu confesso que também me sentiria assim, já que tudo acontece depressa. Muita coisa no filme não é explicada, mas não digo que o filme foi ruim por isso, pois se eles explicassem mais do enredo, o filme ficaria ainda mais longo.

    Ação do início ao fim, é assim que o filme pode ser definido. Todas as cenas mais calmas - ou quase todas - que foram descritas no livro foram cortadas, dando espaço somente a ação.

    Algumas diferenças no filme desagradaram a alguns fãs. E não é pra menos. 

    Quando os irmãos do silêncio aparecem, tudo se transforma numa bola confusa. Se você não leu o livro tem que ouvir cada palavra dita, até meia palavra para entender quem eles são e que ritual estranho é aquele a qual Clary se submete.
    Uma das cenas mais "WHAT?" ou "SORRY?" como preferirem, foi a transformação do Simon em um rato. Essa cena não existiu no filme.
    Os vampiros sequestraram o Simon sem um motivo viável e ainda o acorrentaram. Achei bem sem noção essa parte.
    Sem falar no resgate dele. A Clary tira as botas de salto e passa por uma "ponte" improvisada (de não sei onde) para tentar tirar as correntes de ao redor dele, pois ele esta suspenso a não sei quantos metros de altura. Agora a pergunta é: pra quê ela faz isso, se haviam várias outras pessoas mais aptas ao redor dela (que não é o que acontece no livro, pois ela estava somente com Jace e um garoto suspeito ao lado, que depois descobrimos que era
    o chefe dos vampiros) ? E somente após o resgate ser concluído os vampiros aparecem. Ela coloca a bota num piscar de olhos novamente... bem sem noção.

    Outra cena que estragou a ideia do enredo, já que ele é baseado no PRIMEIRO livro apenas, é quando o Valentim surge ao ser invocado por Rodge, para que o mesmo o entregue o cálice mortal a fim de concluir o acordo entre ambos os lados, que para Rodge significaria a libertação da prisão que o instituto é para ele (o que não deixa claro no filme). Essa cena foi totalmente diferente do livro, ok não da para comentar muito as diferenças que foram muitas, ou todas. Tudo se passa no instituto, ao contrário do livro onde demônio nenhum teve acesso direto ao mesmo. 

    Quando Rodge fala pra Valentim convencer Jace que ele é seu pai. Fica claro que é uma mentira. Sendo que isso deveria ter sido guardado para ser revelado posteriormente. Não sabíamos disso já no primeiro livro! Ou seja, no primeiro filme da série, você tem spoiler do terceiro livro da série. Triste isso.

    Outro ponto negativo, é o quão alguns personagens que deveriam ter sido bem introduzidos na história se tornaram quase figurantes. Um bom exemplo disso é o Alec. (?) Clary joga na cara dele a sua opção sexual e sua "visão" em relação a Jace. Isso é totalmente invisível no filme. Quem não leu, nesse cena ficou com cara de "OI, onde estou?"

    Uma boa mudança foi na cena inicial onde a Clary vê os caçadores de sombra atacarem o "garoto" que na verdade era um demônio no meio da boate. Ela é a única 
    que os vê, então foi bem mais "possível", pois no livro ela os segue até uma sala "isolada" onde na minha opinião foi bem fora de nexo em relação ao livro.

    O romance foi mais corrido do que tudo. Não deu para nos simpatizarmos com o casal (no filme) e menos ainda sentir o quão eles lamentaram quando descobriram que eram irmãos e que não poderiam ficar juntos. Não consegui sentir a frustração dos dois, pois nem deu tempo de percebermos o quanto eles se gostavam. 



    Porém apesar das inúmeras falhas, o filme foi bastante viciante, as cenas de ação, que dominaram tudo ficaram boas e as lutas foram alucinantes e bem construídas. Talvez eu tenha ido com muita expectativa. Recomendado para quem já leu o livro ou para quem procura um filme com boas cenas de ação e ótimas criaturas fantásticas!

    0 comentários

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan