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  • Postado por: Gabriela Oliveira 11 de junho de 2012

    11/06/2012

    No ano passado, a Nintendo revelou durante a E3 2012 seu Wii U. Na ocasião, trouxe à feira apenas
    Wii U
    demonstrações técnicas e alguns joguinhos que davam uma ideia do que o aparelho é capaz. Agora, na E3 2012, a gigante japonesa veio com força, trazendo na mala diversos títulos que estarão nas lojas para o lançamento do console (veja uma lista dos títulos para o Wii U), que também finalmente deu as caras (é do tamanho de um Wii, mas arredondado). O controle gamepad também foi ligeiramente modificado em relação ao modelo do ano passado, tornando-se mais ergonômico e leve. Leia abaixo as primeiras impressões sobre alguns dos jogos demonstrados:

    Pikmin 3

    A série criada por Shigeru Miyamoto retorna, agora em alta resolução - e foi o grande anúncio da empresa nesta E3 (o que não empolgou a maioria). O jogo de controle dos simpáticos bichinhos pikmin está bem-feito - e é possível ver cada um deles correndo pra todos os lados em busca das desejadas frutas pelo mapa -, e agora tem o suporte do gamepad, o controle/tablet do Wii U. No entanto, com o alardeado poder do Wii U esperava-se algo ainda melhor... os gráficos parecem um tanto duros nesta fase do desenvolvimento.
    Ainda podem ser anunciadas mais funcionalidades, mas a única vantagem por enquanto do gamepad no título é servir como um mapa (ou para jogar, já que todos os games do aparelho independem de uma televisão, podendo ser jogados no controle). Um novo pikmin também foi revelado, o de pedra, que pode ser usado para quebrar certos elementos no cenários.
    Divertido, mas longe da qualidade desejada de um grande game carro-chefe para o lançamento de um novo console.

    New Super Mario Bros. U

    Nenhum novo console da Nintendo estaria completo sem um novo Mario Bros. - e este chega trazendo New Super Mario Bros. U, a continuação do jogo no estilo clássico de plataforma - a ser vendido em formatos físico e digital simultaneamente. Agora, além das quatro pessoas em tela jogando, uma quinta pode colaborar colocando blocos pelo cenário, parando inimigos e salvando os amigos na última hora.
    O funcionamento é simples, o quinto jogador, com o gamepad em mãos, simplesmente toca na tela para posicionar os blocos. Um toque duplo cria um bloco com moedas. Bater com o dedo nos inimigos os atrasa ou derruba (no caso das tartarugas). Apesar de parecer simplista, a ideia é bem interessante, especialmente quando o jogador que controla Mario deseja realizar uma corrida de velocidade, tentando cruzar a fase o mais rápido possível. Para tanto, a integração entre os dois jogadores precisa estar afinada. Experimentei os dois papeis e ambos foram divertidos.
    Sem falar que Mario nunca esteve tão bonito! O visual HD para um estilo tão conhecido e apreciado é uma bem-vinda novidade. 

    Nintendoland

    O parque temático, cheio de mini-jogos, coloca os personagens da casa em diversas atividades. Pude experimentar quatro deles:
    Luigi’s Ghost Mansion
    Uma evolução do "pega-pega" mostrado em 2011 na feira. O jogador com o gamepad controla um fantasma que pode ver (através da tela do controle) a posição dos outros quatro jogadores, com os wiimotes normais. Eles, por sua vez, não podem ver o jogador-fantasma, já que olham todos para a TV. Os caçadores podem sentir a presença do fantasma, quando seu controle vibra - e devem rapidamente apontar suas lanternas (com uma bateria limitadíssima) para ele, enfraquecendo-o. Eles devem jogar em equipe se quiserem encurralar a assombração e vencê-la.
    O fantasma, por sua vez, pode derrubar os oponentes, agarrando-os. Uma vez que isso aconteça, o jogador só retorna se outro o ajudá-lo, ligando sua lanterna sobre ele (e gastando as preciosas pilhas). No processo, porém, ele fica vulnerável, então novamente entra em jogo o trabalho em equipe. O fantasma vence se acabar o tempo ou se os quatro jogadores desmaiarem. Os caçadores vencem se ele for derrotado. O título é divertidíssimo e requer muita interação do grupo de jogadores.

    Takamaru’s Ninja Castle
    Fraco e cansativo, esse mini-game consiste em lançar estrelas ninja, as shirukens, em inimigos que surgem na tela. Para tanto, deve-se segura o gamepad com a lateral apontada para a tela da TV (um cursor surge como mira) e deslizar o dedo rapidamente pela tela sensível ao toque do controle. Quanto mais rápido e forte for o movimento, mais longe as estrelas vão. Quanto menos estrelas forem disparadas, maior a pontuação. Uma fase foi suficiente para que os braços começassem a doer com o esforço que, simplesmente, não valeu a pena.
    The Legend of Zelda: Battle Quest
    Se você esperava um novo jogo da série Legend of Zelda para o lançamento do Wii U, este é o máximo que você terá. Neste mini-game baseado na franquia de RPG, os Miis vestem roupas parecidas com as de Link e enfrentam inimigos em cenários sobre trilhos. Quatro (com os wiimotes) usam espadas e escudo, enquanto um segue atrás, com o gamepad com uma mira no centro da tela, para disparar flechas. Igualmente dispensável.
    Donkey Kong’s Crash Course
    Com visual que remete ao Donkey Kong original, o mini-game coloca um carrinho sobre trilhos, no topo de uma construção. O objetivo é descer até a segurança do solo. Deve-se segurar o gamepad com os braços esticados, como se fosse um volante, e ir inclinando o aparelho para a esquerda e direita, para que o carrinho escorregue.O problema é que não demorar para que a tarefa prove-se dificílima, exigindo uma combinação perfeita de ângulo e velocidade (prova de que o giroscópio e acelerômetro do gamepad estão muito precisos!), o que gera enorme frustração e um desejo de tentar de novo... e de novo... e de novo. De todos os mini-games, de longe o mais viciante.

    ZombiU

    Nno estande da Nintendo foi demonstrado uma nova funcionalidade do game, a competição. Enquanto um jogador assume o papel clássico de sobrevivente, com todas as armas normais esperadas, o outro controla no gamepad o mapa e pode fazer surgirem zumbis de todos os tipos, obrigado o sobrevivente a improvisar a todo instante e ficar muito mais esperto do que ficaria enfrentando a máquina. Interessante adendo para o jogo.

    Scribblenauts Unlimited

    O surpreendente game de Nintendo DS, em que você escreve milhares de palavras e as vê criando vida na telinha, terá uma nova aventura para o Wii U. Nela, todas as funcionalidades do original continuam, agora em HD, e uma novidade impressionante é adicionada. É possível criar seus próprios objetos e palavras - e compartilhá-las com o mundo. O recurso é extremamente viciante. O editor de objetos permite que você abra qualquer palavra existente no gigantesco catálogo do game e as edite, pegando um pedaço qualquer, trocando cores, texturas e agregando outras novidades. Em apenas 5 minutos criei um caminhão com pernas de gorila disparador de fogo e um agressivo mochileiro-vespa que matava tudo o que via pela frente.
    Para tanto, você deve escolher as partes, misturá-las e dizer que tipo de comportamente elas têm: se estão vivas, se boiam, se queimam, se sofrem com eletricidade, se são pacíficas, se flutuam no espaço, sua velocidade, peso... enfim, são dezenas de listas para clicar. Os mais detalhistas encontrarão trabalho ali para horas, enquanto que os que só estiverem buscando diversão poderão simplesmente dar copiar/colar em elementos prontos e rir com as novidades criadas.

    Batman: Arkham City - Armored Edition

    O último jogo testado foi a versão para o Wii U do aclamado Batman: Arkham City. A demo ainda estava bem inacabada, mas pude conferir três das novidades. A primeira, a que dá o nome "edição couraçada" ao game: Batman pode endurecer sua armadura, tornando-a mais resistente e forte por breves períodos (não entendo a necessidade disso em um jogo já perfeitamente balanceado, mas tudo bem). As outras novidades, bem mais interessantes, dizem respeito à integração do título com o gamepad.
    No jogo, o Cavaleiro das Trevas o tempo todo recorre a um controle em seu braço direito, onde tecla comandos. O gamepad é esse controle - e você pode clicar e selecionar inventório direto na tela, facilmente. O controle também se transforma no aparelho com que o herói identifica sinais e procura missões secundárias (você só vê as ondas de rádio na telinha, com a tela da TV limpa, sem informação e contando apenas com o jogo em si). Pra completar, o "batrangue" com controle remoto do herói ficou ótimo de se controlar com o uso do gamepad. Basta lança-lo no ar e a telinha nas suas mãos vira a mira da arma. Para mudar direção e arrumar a trajetória basta inclinar o controle para os lados ou para cima e para baixo.
    O Wii U chegará às lojas no final do ano. No Brasil, a empresa pretende diminuir ao máximo o tempo de espera, buscando um lançamento simultâneo. Valores não foram revelados ainda.


    fonte: omelete.uol

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