Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 10 de março de 2013


    Elas inauguraram estilos, lançaram tendências, conquistaram prêmios literários e foram reconhecidas em todo o mundo. Estamos falando de 10 autoras que marcaram para sempre a literatura mundial ao lançarem novo olhar e espírito feminino aos textos. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, conheça esses 10 talentos:
    Rachel de Queiroz

    RACHEL DE QUEIROZ

    Escritora brasileira e primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977), onde vinte anos antes recebia o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Rachel de Queiroz conheceu o sucesso e obteve reconhecimento já em seu romance de estreia: O Quinze - publicado com ajuda financeira dos pais.
    Em suas obras, Rachel trata de temas sociais e expõe, de forma dramática, a realidade e as lutas do povo nordestino contra a miséria e a seca.
    Veja outras obras de Rachel de Queiroz na Estante Virtual.
    Cecilia Meireles

    CECÍLIA MEIRELES

    Professora primária, poeta e uma das primeiras vozes femininas de grande expressão na literatura brasileira. Cecília ganhou o Prêmio de Poesia Olavo Bilac (1910) por seu livro Viagem e o Prêmio Jabuti de Poesia (1964) pelo livro Solombra, além de ter sido agraciada, em 1965, com o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
    Fortemente influenciados pelo simbolismo, seus poemas são marcados pela musicalidade e impressões sensoriais. Sua poesia intimista também revela desencantos e traz reflexões acerca de temas que retratam a vida, o amor e o tempo.
    Veja outras obras de Cecília Meireles na Estante Virtual.
    Clarice Lispector

    CLARICE LISPECTOR

    Nascida na Ucrânia, mas assumidamente brasileira, Clarice Lispector inaugurou a prosa introspectiva no Brasil e se tornou uma das escritoras com conteúdo mais compartilhado nas redes sociais. Além de ter assinado muitas colunas e artigos como jornalista, traduziu romances renomados e fez adaptações de obras já consagradas para o público juvenil.
    Seus textos são narrados de forma intimista e as impressões e sentimentos dos personagens assumem o primeiro plano. A ausência de linearidade em sua narrativa é justificada pelo predomínio do tempo psicológico.
    Veja outras obras de Clarice Lispector na Estante Virtual.
    Jane Austen

    JANE AUSTEN

    Jane Austen alcançou reconhecimento ao escrever Orgulho e Preconceito, considerado um dos livros mais lidos em todo o mundo e que virou filme indicado ao Oscar em 2005. Criou a comédia de costumes, retratando a sociedade da época e introduzindo personagens ordinários e da classe média inglesa.
    Em sua narrativa, predominam os diálogos carregados de ironia e a reflexão acerca de valores como orgulho, vaidade, ambição e preconceito. A proximidade entre seus textos e sua vida nos leva a uma leitura autobiográfica de sua obra.
    Veja outras obras de Jane Austen na Estante Virtual.
    Agatha Christie

    AGATHA CHRISTIE

    Ainda que seus pais tenham feito de tudo para que ela seguisse carreira de cantora lírica ou pianista, Agatha Christie preferia os contos. Seus mais de 90 livros publicados, e traduzidos em todo o mundo, fizeram dela a "Rainha do Crime" e maior escritora de romances policiais de todos os tempos.
    Além de peças teatrais, e os consagrados contos e romances de mistério, Agatha ainda publicou seis romances românticos sob o pseudônimo de Mary Westmacott.
    Veja outras obras de Agatha Christie na Estante Virtual.
    Simone de Beauvoir

    SIMONE DE BEAUVOIR

    Aos 21 anos tornou-se a pessoa mais jovem a obter o Agrégation (grau correspondente ao Doutorado) em Filosofia. Estreou como escritora com a obra A Convidada e seu livro Os Mandarins lhe rendeu o Prêmio Goncourt (1954), o mais prestigiado prêmio literário francês. Além de seu talento literário também tornou-se conhecida por seu romance aberto com o filósofo Jean-Paul Sartre.
    Feminista e ícone do existencialismo, em muitas de suas obras, Simone analisou a postura e o papel da mulher na sociedade, levantando questões e gerando polêmicas, muitas em torno de um conteúdo excessivamente erótico para os padrões da época.
    Veja outras obras de Simone de Beauvoir na Estante Virtual.
    Virgínia Woolf

    VIRGÍNIA WOOLF

    Escritora britânica conhecida como a “Proust Inglesa”, Virgínia escreveu alguns romances e ensaios pioneiros sobre literatura. Exigente em suas narrativas, escreveu 7 versões de seu primeiro romance - A Viagem.
    Considerada ícone do modernismo, a escritora britânica inovou ao expor em sua narrativa o fluxo de consciência de seus personagens. Mesmo após seu suicídio, em virtude de um grave quadro de depressão, Virgínia deixou um considerável número de ensaios.
    Veja outras obras de Virgínia Woolf na Estante Virtual.
    Nora Roberts

    NORA ROBERTS

    Foi a primeira mulher a figurar na Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos. Escreveu mais de 200 best-sellers e, em 2004, mais de 120 obras de sua autoria figuravam na lista de mais vendidos do New York Times. De escrita insaciável, produziu diversos livros, alguns sob autoria de pseudônimos, que foram traduzidos e editados em todo o mundo.
    A maior parte de seus livros pertence ao gênero de suspense romântico e trazem histórias intensas e ricas na descrição de cenários e personagens.
    Veja outras obras de Nora Roberts na Estante Virtual.
    Danielle Steel

    DANIELLE STEEL

    Escritora norte-americana conhecida por suas histórias de dramas românticos. Seus livros estão entre os mais vendidos do mundo e grande parte de sua obra já foi adaptada para o cinema. Em 1989, Danielle entrou para o Guinness, por ter pelo menos um livro na lista de bestsellers do New York Times durante 381 semanas consecutivas. Seus livros já foram publicados em 69 países e traduzidos para 43 idiomas.
    Em seus romances, Danielle Steel cria uma narrativa comovente e apaixonante em torno de personagens que passam por problemas semelhantes aos da vida real.
    Veja outras obras de Danielle Steel na Estante Virtual.
    J. K. Rowling

    J. K. ROWLING

    Famosa autora britânica que deu vida ao bruxinho Harry Potter. Teve uma vida conturbada até conquistar o sucesso e vender mais de 400 milhões de cópias com suas 10 obras referentes ao personagem. No início da carreira, Rowling se dedicou à literatura infanto-juvenil, o que lhe rendeu o Prêmio Hans Christian Andersen de literatura, em 2010. Recentemente, escreveu Morte Súbita, livro voltado a um público mais adulto.
    Em suas obras, Rowling é conhecida pela criação de cenários fantásticos, personagens inusitados que exploram a magia e as relações de amizade.
    Veja outras obras de J. K. Rowling na Estante Virtual.

    0 comentários

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan